Cine & Vídeo Tarumã finaliza período com exibição de animações para adultos

Imagem do filme Vidas ao Vento, do animador japonês Hayao MiyazakiImagem do filme Vidas ao Vento, do animador japonês Hayao MiyazakiApós os dias da Semana da Pátria, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, retorna atividades com sua última exibição de filmes no presente período letivo apresentando animações para adultos. A especificação de “adulto” para as animações selecionadas refere-se ao tratamento da temática dos filmes, pois sua abordagem tem a mesma intensidade e profundidade que os filmes dramáticos com atores. Os filmes selecionados são produções recentes premiadas em diversos festivais e se destacam ainda pela linguagem adulta, que foge do seu convencional público infanto-juvenil. Os filmes são AnomalisaVidas ao Vento e Chico e Rita.

Na segunda-feira, dia 12, o filme a ser exibido é Anomalisa, do renomado roteirista Charlie Kaufman, junto com o animador de stop-motion Duke Johnson. O filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro deste ano mostra a vida de Michael Stone, pai de família e guru de livros sobre motivação de clientes consumidores, que acaba de chegar à cidade de Cincinnati para fazer uma palestra. Do aeroporto para o hotel, ele entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo e ele casualmente encontra Lisa, uma mulher tímida e de baixa autoestima, que está no hotel justamente para assistir sua palestra no dia seguinte. Michael acredita ter encontrado nela algo que não encontrava em mais ninguém: está apaixonado. Segundo filme de Kaufman, o filme traz as vozes dos atores David Thewlis e Jennifer Jason Leigh.

Vidas ao Vento, produção de 2013 do consagrado animador japonês Hayao Miyazaki, é o filme exibido na quarta-feira, dia 14. Baseado na história real de Jiro Horikoshi, engenheiro aeronáutico projetista-chefe da equipe que desenvolveu o avião-caça que assombrou na II Guerra Mundial, aqui enfatizado ainda na adolescência. Jiro vive em uma cidade do interior do Japão que, um dia, tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide seguir a carreira de engenharia aeronáutica e construir um avião tal qual o de seu sonho. Durante a busca pelo seu ideal, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. Jiro sente-se abalado quando Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá. O filme obteve mais de 25 prêmios em festivais internacionais.

Na sexta-feira, fechando a programação da semana, será exibido Chico & Rita, dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal. Produção de 2010, a trama acontece em Havana, Cuba, em 1948. Chico é um jovem pianista que tem grandes sonhos. Rita é uma bela cantora com uma grande voz. Eles se conhecem em uma apresentação dela e logo se encantam um pelo outro. Após uma noite de amor, Rita é surpreendida pela presença de Juana, uma das namoradas de Chico. A situação faz com que eles se afastem, o que apenas é contornado quando Ramon, amigo dele, conversa com Rita e a chama para participar com Chico de um campeonato na rádio local. O trabalho faz com que eles se reaproximem, até que o sucesso dela faz com que Chico tenha uma crise de ciúmes. Também com várias premiações, o filme foi vencedor do Prêmio Goya de Melhor Animação, além de ser indicado ao Oscar/12 nessa categoria.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de vídeos Take Vídeo.