Submissões de trabalhos para o Seminário Internacional de Gastronomia encerram no dia 11 de setembro

Evento será realizado em Manaus, entre os dias 2 e 4 de dezembro. Faculdade de Ciências Agrárias está na programação científica

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), está na programação científica do Primeiro Seminário Internacional de Gastronomia da Amazônia (SIGA). Professores e alunos participaram debatendo as potencialidades das frutas, vegetais e tubérculos amazônicos, do ponto de vista nutricional, tecnológico e culinário. Carlos Victor Lamarão, coordenador do SIGA na UFAM, e Bárbara Elisabeth Teixeira Costa, ambos professores do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, já estão confirmados no evento. (Acesse aqui)

Victor Lamarão – No dia 3 de dezembro o professor será o palestrante da `Mesa Amazônica: riquezas em nutrientes,  tecnologia e culinária´. Segundo Victor Lamarão o objetivo da palestra é levantar a bandeira de que a região amazônica tem frutas com teor de componentes biológicos que fazem muito bem para a saúde, como demonstram alguns estudos.

“Além disso, mostrar, do ponto de vista tecnológico e econômico, que essa matéria-prima `in natura´ tem grande potencialidade para agregação de valores diversos”.

Elisabeth Costa – no “Espaço Criativo do SIGA”, a professora Elisabeth irá ministrar o Workshop "Cerveja Artesanal Amazônica de Cará". O objetivo é apresentar o projeto e a tecnologia, desenvolvidos há 2 anos na UFAM, para a valorização de alimentos regionais com aspectos inovadores, vislumbrando o desenvolvimento da Engenharia de Alimentos na Amazônia.

A Cerveja Amazônica de Cará é um projeto de Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), cuja bolsista é acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos, Karine Sayuri Miki, orientada da professora Elisabeth.

Para a docente, “o Workshop é um momento de divulgar e difundir conhecimentos acadêmicos para a comunidade, promovendo essa interação e contribuindo de forma significativa para estimular as potencialidades amazônicas em nível regional, nacional e internacional”.

Alunos da Faculdade de Ciências Agrárias, e também de outros cursos da UFAM, podem participar do Siga com a exposição de trabalhos. O prazo para o envio de resumos encerra no dia 11 de setembro. As inscrições são feitas pelo endereço: www.seminariosiga.org.br/trabalhos.

Para o professor Victor Lamarão, o Siga será uma oportunidade ímpar para a Ufam demonstrar seu tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito da engenharia, tecnologia e ciência de alimentos, dentro de um contexto de intercâmbios de conhecimentos. “A importância está na possibilidade de se conhecer novas culturas  e valores acadêmicos nas diversas áreas da alimentação, como a Nutrição, a Engenharia, a Tecnologia, além da própria Gastronomia”, explica o coordenador.

Sobre o SIGA

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro Manaus será palco do primeiro Seminário Internacional de Gastronomia da Amazônia (SIGA), com o tema: a gastronomia como um instrumento indispensável para união de cultura e sabores. O evento é uma realização da Câmara Italiana do Nordeste, sob a organização da empresa A21G, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Instituto de Pós-Graduação e Cursos (Ipgc).

O Siga tem como objetivo difundir conhecimentos interdisciplinares em Gastronomia, Hotelaria, Nutrição e Turismo  e proporcionar discussão de temas relevantes para um público composto por profissionais de diversas áreas. Palestras, oficinas, workshops e cursos são os principais ingredientes de uma extensa programação multicultural, que irá acontecer em dois locais de Manaus: Praia da Ponta Negra e uma balsa marítima de passageiros. Página do evento: www.seminariosiga.org.br