Cinema de Pernambuco ganha destaque no Cine & Vídeo Tarumã desta semana

O projeto Cine & Vídeo Tarumã apresenta nesta semana (29 de agosto a 2 de setembro) uma pequena mostra do cinema pernambucano. Desde os anos 2000, Pernambuco se firmou como um dos polos geradores de um dos cinemas mais vigorosos do Brasil, com ótima participação em festivais brasileiros e internacionais. Para integrar a programação da semana, o projeto escolheu os filmes Boi Neon, Deserto Feliz e Febre do Rato.

Na segunda-feira (29), será exibido o filme Boi Neon, do diretor Gabriel Mascaro. No filme, Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.

Na quarta-feira (31), é a vez do filme Deserto Feliz, do diretor Paulo Caldas. Jéssica (Nash Laila) é uma jovem de 14 anos que vive em Deserto Feliz, uma cidade do sertão pernambucano. Após ser violentada pelo padrasto, sob o olhar cúmplice de sua mãe, ela decide fugir para Recife. Ao chegar na cidade ela passa a trabalhar no turismo sexual, até conhecer o afeto através de Mark (Peter Ketnath), um turista alemão.

Finalizando, na sexta-feira, 2 de setembro, haverá o filme Febre do Rato, do diretor Cláudio Assis. Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo.