CECANE-UFAM realiza capacitação de conselheiros de alimentação escolar e nutricionistas

Curso visa incentivo e qualificação das políticas de alimentação escolar na região Norte

O Programa Saúde e Cidadania da Faculdade de Medicina, por meio do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Amazonas (CECANE-UFAM), promove nos dias 30 e 31 de agosto o Curso de Capacitação dos Conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento, exclusivo para estes profissionais, reunirá representantes de 28 municípios do estado do Amazonas.

O objetivo da capacitação é o fortalecimento do controle social e do funcionamento do PNAE no estado. Dentre as temáticas que serão abordadas durante o curso estão Noções sobre Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada e Panorama das Diretrizes da Alimentação Escolar. É a primeira vez que este tipo de capacitação acontece no Amazonas.

O curso ocorrerá no Hotel Adrianópolis, localizado na Rua Salvador, nº 195, bairro Adrianópolis.

Sobre o CECANE

Os CECANEs são unidades de referência e apoio constituídas, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para desenvolver ações de interesse e necessidade do PNAE. A UFAM, por meio do Programa Saúde e Cidadania da Faculdade de Medicina, coordena o CECANE desde agosto de 2015.

O Programa Saúde e Cidadania possui três grandes áreas temáticas – Saúde da Mulher, Doenças de Pele e Alimentação e Nutrição – e vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão relacionadas a estes temas nos municípios do Amazonas. O Curso de Capacitação dos Conselheiros do CAE e Nutricionistas do PNAE é uma das ações do eixo de Alimentação e Nutrição do programa.