Educação escolar e cultura do povo Yanomami é tema de palestra na Faculdade de Educação no dia 31 de agosto
A Faculdade de Educação (Faced), através do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e o Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya), promovem no dia 31 de agosto, na UFAM, uma mesa-redonda com o tema: Educação Escolar e Cultura: a questão do povo Yanomami dos rios Marauiá e Demini.
O evento será no auditório Rio Alalaú, na Faced, setor norte do Campus, nos horários de 9h às 11h, e 14h às 16h, e terá como convidados o Educador Social Mauro Almeida Cabral, e o indigenista Francileudo Gabriel da Costa. O objetivo da mesa-redonda é sensibilizar os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faced sobre a questão das lutas empreendidas pelo povo Yanomami, para a garantia dos direitos como, por exemplo, o reconhecimento de suas culturas, tradições, línguas, organizações sociais, e crenças, após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Em resumo: direito de continuarem vivendo segundo suas culturas a partir de suas escolhas coletivas e autônomas.
Sobre os convidados
Mauro Almeida Cabral: Pesquisador Social e Documentarista. Formado em Educação Social pela Ecole Industrielle et Commerciale d’Arlon, Bélgica. Formado em Ciência Política pela Université Libre de Bruxelas, Bélgica. Voluntário Secoya.
Francileudo Gabriel da Costa: Indigenista e Coordenador do Departamento de Educação do Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami/Secoya. Formado em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará/Uece. Especialista em Antropologia da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz/Am.
Programação
A mesa-redonda contará com a presença da diretora da Faced, professora Selma Suely Baçal de Oliveira, e um dos coordenadores do evento, o professor Lucas Antunes Furtado. Em seguida será a palestra do Educador Social Mauro Almeida Cabral, que irá evidenciar as ações desenvolvidas pelo povo Yanomami dos rios Marauiá e Demini, com o apoio do Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami/Secoya, para o enfrentamento dos “projetos de desenvolvimento” impostos pelo não-indígena, que raramente os povos indígenas são consultados. Mauro irá exibir o documentário `Filhos da Lua´,que mostra como o povo Yanomami está lutando para manter e ensinar para as novas gerações os elementos tradicionais de sua cultura, num contexto sociopolítico cada vez mais complexo no Brasil.
Francileudo Gabriel da Costa irá expor os desafios e perspectivas dos projetos desenvolvidos na área da educação escolar pelo Secoya com o povo Yanomami. Por último será aberto um debate com o público, onde os participantes poderão tecer comentários e perguntas para os membros da Mesa-Redonda.
Inscrições
As inscrições são feitas no dia do evento. Vale certificado de 4h, e ao final ocorrerá sorteio de livros. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Tefefone: (92) 99416-8632.