Cine & Video Tarumã volta a exibir filmes inéditos em Manaus

A programação de filmes desta semana no Cine & Vídeo Tarumã, da Ufam, contempla alguns que nunca foram exibidos nos cinemas da cidade, mas que possuem uma trajetória de premiações e indicações em festivais e mostras internacionais. A apresentação de filmes com essas características faz parte dos objetivos do projeto, que é a de possibilitar o conhecimento de outras cinematografias que passam ao largo da programação normal dos cinemas em Manaus, constantemente abarrotada de filmes comerciais americanos.

Dessa forma, foram selecionados os filmes Amantes Eternos, do controverso diretor e um dos ícones do cinema independente americano Jim Jarmusch; O Reino da Beleza, o ultimo trabalho de Denys Arcand, o mesmo de “As Invasões Bárbaras”; e Um Método Perigoso, do não menos famoso David Cronenberg.

Na segunda-feira (22) será exibido o filme Amantes Eternos, de Jim Jarmusch. A produção conta a história de amor entre dois vampiros eruditos, Eva (Tilda Swinton) e Adão (Tom Hiddleston), cansados da sociedade atual e profundamente incomodados com a evolução da humanidade. Há séculos eles vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que será abalada agora pela aproximação da irresponsável irmã caçula da vampira, Ava (Mia Wasikowska). É um filme de vampiros carregado na música, fato que lhe rendeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Cannes em 2013, além de indicado à Palma de Ouro.

O Reino da Beleza, realização de 2014 do canadense Denys Arcand, é o filme a ser apresentado na quarta-feira (24). A trama mostra o envolvimento de Luc Sauvageau (Éric Bruneau), um arquiteto natural do Quebec e casado com Stéphanie (Mélanie Thierry), com Lindsay (Melanie Merkosky), uma mulher intrigante, quando participa de um congresso em Toronto. Luc acaba se apaixonando pela mulher e começa um relacionamento complicado, apaixonado e tortuoso com ela. Arcand, que já havia feito uma crítica às relações humanas da geração dos anos 1960 em “O Declínio do Império Americano”, aqui faz uma severa crítica à geração X, aquela que hoje tem 30-40 anos e vive uma vida em busca de seu prazer individual. Assim, ele apresenta a história de Luc e Lindsay numa produção identificada com o padrão típico do filme americano, de impecável beleza e situações racionais. O resultado é puro cinismo de Arcand: ele critica a beleza como só ele sabe usar a beleza.

O filme de sexta-feira (26) é Um Método Perigoso, do não menos polêmico diretor canadense David Cronenberg. A história do filme envolve uma provável ligação real entre os dois mais importantes psicanalistas de todos os tempos, Freud e Jung. Neste episódio pouco conhecido, mas muito marcante na vida deles, o diretor Cronenberg toma emprestado o texto da peça teatral e do livro de JohnKerr para mostrar a história do jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender), que inicia um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) baseado nas teorias do mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Disposto a penetrar mais a fundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina. Ainda que neste filme a personagem de Sabina seja mera coadjuvante, de fato ela foi muito importante na vida dos dois, pois de paciente tornou-se igualmente estudiosa da mente, ao ponto de interferir nas teorias da psicanálise. O filme foi vencedor de vários prêmios para os atores, bem como indicado ao Globo de Ouro de 2012.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.