Laboratório de Geografia Humana promove Colóquio “Espaço, Virtualidade, Semiótica, GPS e Videogame”. Evento acontece no dia 25 de agosto

No dia 25 de agosto, o Laboratório de Geografia Humana da Universidade Federal do Amazonas promove o Colóquio “Espaço, Virtualidade, Semiótica, GPS e Videogame”.

Espaços, Tempos, Linguagens, Signos e Tecnologia no centro do debate

Coordenado pelo professor doutor Ricardo Nogueira, o evento pretende trazer ao debate o avanço surpreendente das tecnologias que mudaram as noções de Espaço e Tempo na vida da humanidade. “Ptolomeu (150 d.C) adoraria ver nos smartphones a cartografia completa da Terra, muito além dos oito mil lugares mapeados por ele em sua obra Geografia. O Eratóstenes (IV a.C.) ficaria surpreso ao ver um equipamento de GPS (Global Positionning Sistem) utilizando seus princípios de latitude e longitude.De um instrumento de poder restrito no passado, o mapa e a localização das coisas sobre a superfície da Terra (Google Earth) ganharam uma difusão fantástica com as novas tecnologias. Estar on-line, estar numa rede, implica numa nova espacialidade do Ser, estar imerso num mundo de informações, numa nova forma de sociabilidade, com nossas localizações controladas remotamente. Ao promover o Colóquio, nossa intenção é tentar compreender todo um universo que está por trás da tela de um computador ou smartphone que nos envolve, mexe com sentimentos e comportamentos”, destaca o coordenador do Colóquio.Coordenador do Colóquio, professor Ricardo Nogueira. “Espaços, Tempos, Linguagens, Imagens, Signos e Tecnologia estão no centro do debate” Coordenador do Colóquio, professor Ricardo Nogueira. “Espaços, Tempos, Linguagens, Imagens, Signos e Tecnologia estão no centro do debate”

Debatedores convidados

Participam do evento como debatedores o Prof.Dr. Odeney Ribeiro, (Sociólogo); a Profa. Dra. Mirna Feitoza (Jornalista); o Prof. Msc. Rogério Marinho (Geógrafo) e o Prof. Dr. Jucimar Júnior (Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos - UEA).

O evento acontece no dia 25 de agosto, a partir das 9h, no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever no dia do evento com os organizadores do Colóquio. Os participantes receberão um certificado de 4 horas complementares, emitido pelo Departamento de Geografia. Mais informações, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.