Estudantes da FCA participam de evento em Iranduba

Os professores da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, José Ferreira, Jânia Lilia e Sônia Albertino, e mais 25 alunos do PET, PIBIC, mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Agronomia Tropical irão a Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba, participar do evento “Dia de Campo Coberturas Vegetais e Novos Porta-Enxertos na Citricultura do Amazonas”, sobre plantas de cobertura de solo em cultivo de citros no Amazonas. O evento é resultado de um projeto financiado pela Fapeam, em parceria com a Embrapa Manaus, Embrapa Fruticultura e Mandioca, de Cruz das Almas da Bahia.

Órgãos como Adaf, Idam, Sepror estarão presentes ao evento e será apresentado um novo tipo de laranja que está sendo pesquisada para introdução no mercado amazonense. O grupo sai da Prefeitura do campus, às 7h30, desta quarta-feira, 3, em um micro-ônibus  e tem o retorno programado para às 11h30.

Convite

O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi, convida para o Dia de Campo Coberturas Vegetais e Novos Porta-Enxertos na Citricultura do Amazonas, com o objetivo de divulgar, entre técnicos, extensionistas e agricultores da região citrícola do Amazonas, os princípios da produção integrada, com ênfase na utilização de coberturas vegetais, período crítico de interferência de plantas infestantes, desempenho de cultivares-copa e porta-enxertos.

O evento é realizado pela Embrapa Amazônia Ocidental e a Embrapa Mandioca e Fruticultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Locais:

Estações 1 e 2: Fazenda Santa Rosa (Estrada do Caldeirão, Km 5)

Estação 3: Campo Experimental do Caldeirão (Rodovia Manoel Urbano, Km 13, Estrada do Caldeirão, Iranduba, AM).

Projeto: Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Citricultura no Estado do Amazonas

Instrutores:

Cícero Cartaxo de Lucena – Embrapa Mandioca e Fruticultura

Cláudio Luiz Leone Azevedo – Embrapa Mandioca e Fruticultura

Gerlândio Suassuna Gonçalves – Universidade Federal do Amazonas

José Eduardo Borges de Carvalho – Embrapa Mandioca e Fruticultura

José Ferreira da Silva – Universidade Federal do Amazonas

Terezinha Batista Garcia – Embrapa Amazônia Ocidental

Walter dos Santos Soares Filho – Embrapa Mandioca e Fruticultura

Programação:

8h - Recepção e credenciamento

8h10 - Estação 1: Implantação e manejo de coberturas vegetais em pomares de citros no Amazonas (na Fazenda Santa Rosa)