HUGV promove ação no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais nesta quinta-feira (28)

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), promove nesta quinta-feira (28), uma ação em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais. Serão realizadas palestras, testagem de Hepatites (teste rápido), além da entrega de preservativos e folhetos informativos.

A Iniciativa tem como objetivo sensibilizar profissionais, residentes e internos, além de pacientes e seus acompanhantes, sobre a importância da prevenção de Hepatites Virais, causadas por vírus e podendo ser transmitidas por contato com o sangue ou por contato sexual. As Hepatites são doenças silenciosas que prejudicam o fígado, podendo levar a cirrose e ao câncer.

No Brasil são mais comuns os tipos de Hepatite A; B; e C, enquanto os tipos D e E, ocorrem com mais incidência na Ásia e na África. O tratamento é realizado por meio do Serviço Único de Saúde (SUS).