Fórum das Licenciaturas da Ufam será na sexta-feira (29)

Com o objetivo de estabelecer a interlocução acadêmica acerca da formação inicial e contínua de professores na Universidade Federal do Amazonas, na próxima sexta-feira (29), no horário de 8h30 às 12h, será realizada mais uma assembléia do Fórum das Licenciaturas, no auditório Paulo Bürnheim, setor sul do Campus. Pauta: Um diálogo sobre as Políticas Públicas na rede estadual e municipal de ensino do Amazonas: ratificando parcerias com a Universidade Federal do Amazonas.

Desde 2010, o Fórum das Licenciaturas visa:

I – discutir a formação inicial e continuada de professores da educação básica, analisando seus desafios e seus impactos no que tange: reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas; Identidade docente; O estágio curricular supervisionado; prática como componente curricular; avaliação da aprendizagem no ensino superior; retenção e evasão dos cursos, a didática do ensino superior.

II – definir posição institucional alinhada ao Plano Nacional de Educação – PNE diante do atendimento às demandas de formação de professores colocadas para as Instituições Federais de Ensino;

III - manter articulação permanente com representações docentes das diversas licenciaturas, representações dos programas de formação de professores, representações discentes, visando encaminhamento das questões referentes às proposições do Fórum;

III – manter articulação permanente com os demais Fóruns de Licenciaturas, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas que visem a real integração;

IV – manter articulação permanente com a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Estadual de Educação e o Conselho Municipal de Educação com vistas à constante ampliação das discussões que envolvem a educação básica e a formação de professores.

Segundo a presidente do Fórum, professora do Departamento de Literatura e Língua Portuguesa, Cássia Nascimento Bezerra do Nascimento, “Uma das questões norteadoras é a articulação entre a formação e a prática docente, analisando seus desafios e seus impactos na sociedade, que tem como extensão discutir a reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas; a identidade docente, o estágio curricular supervisionado, a prática como componente curricular e avaliação da aprendizagem no ensino superior. O Fórum busca, igualmente, congregar discentes e docentes das licenciaturas da UFAM, bem como suscitar definição acerca do atendimento às demandas de formação de professores colocadas para as Instituições de Ensino Superior (IES)”.

O fórum vem mantendo suas assembleias bimestralmente conforme o regimento interno. A próxima assembleia será em setembro, ainda sem data definida.