Detecção de embarcações por imagens nos rios da Amazônia é tema da 259ª dissertação de mestrado do PPGI. Defesa ocorre no dia 29 de julho

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (PPGI/UFAM) convida toda a comunidade acadêmica para a sessão pública de Defesa da 259ª Dissertação de Mestrado intitulada Detecção de Embarcações por Imagens nos Rios da Amazônia.

Proposta da pesquisa

A pesquisa propõe um método computacional capaz de detectar a movimentação de embarcações em um ambiente típico dos rios da Amazônia, pois os métodos existentes na literatura não se adequam ao cenário amazônico devido a inúmeros fatores, como por exemplo, a diversidade de composição de fundo da região. Além disso, métodos propostos na literatura foram desenvolvidos para ambientes com mar aberto, onde normalmente há apenas embarcações e água em cena. Neste trabalho, são usadas técnicas de processamento digital de imagens para a detecção do objeto em movimento e técnicas de aprendizagem de máquina para determinar a probabilidade do objeto observado ser um barco ou não. Essa dupla detecção reduz os falsos alertas emitidos pelo método proposto. Os experimentos realizados mostram que o método obteve 79% de ausência de erro, considerando todas as imagens, e precisão de 71% em cenas com embarcações, mostrando-se eficiente ao ser comparado com outras estratégias.

A defesa será realizada pelo discente Michel Marialva Yvano, às 9h da próxima sexta-feira, 29, na Sala de Seminários do Icomp, setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

Banca examinadora

A banca examinadora será composta pela professora doutora Eulanda Miranda dos Santos (presidente); pelo professor doutor José Luiz de Souza Pio (PPGEE/UFAM); pelo professor doutor José Pinheiro de Queiroz Neto (IFAM) e pelo professor doutor José Reginaldo Hughes Carvalho (PPGI/UFAM).