Ufam participa do V Workshop de Tecnologia Social no Inpa em agosto

Nos dias 3 e 4 de agosto o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) sedia o V Workshop de Tecnologia Social com o tema: "Inovação Social e Desenvolvimento Regional". O evento é gratuito e está com inscrições abertas. (Acesse aqui).

O objetivo é divulgar e tornar conhecidas as propostas tecnológicas desenvolvidas pelo Inpa, além de reunir parceiros e mostrar as experiências de campo dos trabalhos realizados.  Podem participar pesquisadores, gestores públicos e privados, estudantes, produtores rurais e demais interessados no assunto.

Durante os dois dias do evento estão programadas palestras, debates e troca de experiências com o público, como demonstrações de tecnologias sociais (prática de campo) e exposições. A conferência de abertura será feita pela doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maíra Baungarten Corrêa, que falará sobre “Comunicação em Ciência e Tecnologia: como construir um debate público sobre o conhecimento e inovação?” (Programação)

Professora da Ufam no Workshop

No dia 4, às 8h30, no auditório da Ciência, a professora do Departamento de Serviço Social da Ufam, Débora Cristina Bandeira Rodrigues, participa do Workshop com a palestra `Conhecimentos tradicionais e mecanismos de proteção´.

Débora pretende fazer breves abordagens sobre Biodiversidade e Conhecimentos Tradicionais Associados; Marcos Legais de Propriedade Intelectual, discutindo ainda as práticas sócio-culturais no  manejo  de  plantas  medicinais  nas comunidades ribeirinhas de Mucajá e Ebenézer, em Maués/AM. A discussão pretende fomentar debate em torno da construção de políticas publicas de proteção  aos  conhecimentos  tradicionais  na Amazônia, e já foi tema de doutorado.

“O tema está relacionado a tese “Estudo para identificação de mecanismos de proteção aos conhecimentos das populações tradicionais: estudo de caso das comunidades Ebenézer e Mucajá em Maués/AM”, defendida no Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Biotecnologia (Ppgbiotec), em 2009. A discussão em torno da propriedade intelectual dos conhecimentos tradicionais associados ao manejo dos recursos naturais vem sendo debatida, sobretudo a partir dos avanços das pesquisas nas áreas biotecnológicas na contemporaneidade”, explica Débora Rodrigues.

Além da palestra, a pesquisadora também apresentará seu livro, fruto do doutorado, lançado em 2015 com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Editora da Ufam (Edua).