Futuro das cadeias produtivas da castanha-do-brasil, óleos e manejo do pirarucu é tema de evento na Ufam

Professor Henrique PereiraProfessor Henrique PereiraO professor Henrique dos Santos Pereira, coordenador da Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é um dos participantes da mesa-redonda “Cadeias produtivas da sociobiodiversidade: desafios e oportunidades”, que ocorre na próxima quarta-feira, dia 20, às 9h, na sala Copaíba, do Centro de Ciências do Ambiente da Ufam, no setor Sul do campus.

O evento é uma realização da Operação Amazônia Nativa (Opan) com apoio de parceiros e por meio do projeto Arapaima: redes produtivas, executado com recursos do Fundo Amazônia, nas bacias do Médio Solimões e Juruá e vai debater o assunto com a participação do governo, das comunidades extrativistas e da academia para discutir os avanços das cadeias produtivas da castanha-do-brasil, dos óleos vegetais, do manejo sustentável de pirarucu, dentre outras. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://amazonianativa.org.br/Institucional/391.html.

Henrique tem importantes pesquisas sobre a castanha-do-brasil e contribuiu na construção do modelo de manejo sustentável do pirarucu, quando superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele explicou que o maior desafio das cadeias produtivas na Amazônia é a inserção dos produtos no mercado a partir de estratégias específicas, que garantam sua valorização e um preço justo. Para o professor, é importante que diferentes públicos se envolvam com a temática para a conquista das melhorias da atividade por meio de políticas públicas.

Para Leonardo Pereira Kurihara, da OPAN, a mesa “Cadeias produtivas da sociobiodiversidade: desafios e oportunidades” será um momento importante para compreender a visão crítica da academia as experiências e os caminhos percorridos, além de discutir as necessidades de desenvolvimento de políticas públicas. “A discussão abre a possibilidade de ampliar as ações em rede por meio desses vários olhares sobre a temática”, avalia.

Além de Henrique e Leonardo, participarão da mesa-redonda Antônio Adevaldo da Costa, da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), no Médio rio Juruá, e Odemir Salve dos Santos, da Associação dos Comunitários que trabalham com desenvolvimento sustentável no Município de Jutaí (ACJ), do Médio Solimões e o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Amazonas, Thomaz Antonio Meirelles.