Museu Amazônico da Ufam apresenta a Exposição Petróglifo na sexta-feira (15)
Na próxima sexta-feira (15) o Museu Amazônico apresenta a Exposição Petróglifo, do artista visual Francisco Ricardo. Ele encerra no Museu o seu ciclo de mostras realizados em outros locais, chamado O Caminho do Tamanduá. A Exposição segue até o dia 26 de agosto no Museu Amazônico, no horário de 8h as 12h, e de 14h as 18h, localizado na Rua Ramos Ferreira, 1.036, Centro de Manaus. Entrada franca.
Sobre a mostra
Petróglifo é composta por outras duas exposições chamadas Zoomórfico e Monólito. Todas são uma extensão do Trabalho de Conclusão de Curso de Francisco Ricardo Lima Caetano, intitulado Pintura Corporal e Organização Social Tikuna, no qual se trabalhou o grafismo corporal e sua representação social. O grafismo, pintura corporal e o petróglifo, além de outras manifestações estéticas das comunidades amazônicas, foi um elemento constante nos trabalhos desenvolvidos durante o período de graduação do Artista.
A Exposição se propõe a um resgate da ancestralidade indígena, aliada aos suportes e técnicas modernas. O tema foi explorado em diferentes técnicas e suportes, entre eles a gravura. Foi durante o desenvolvimento das disciplinas de Xilogravura e Gravura em metal que nasceu as séries Petróglifo, Zoomórficos e Máscaras em contraste.
Os trabalhos desenvolvidos, além de referências no grafismo indígena, também apresentam características que vão de encontro aos movimentos Primitivo, Cubista, Minimalista e Modernista. A exposição é uma realização do Museu Amazônico com o apoio de empresas parceiras.