PPGI realiza Defesas de Dissertação de Mestrado no início de julho

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) convida toda a comunidade acadêmica e externa para as sessões públicas de apresentação das 256°  e 257° Defesas de Dissertação de Mestrado dos candidatos Luiz Carlos Amaral Mendonça Cavalcanti e Thais Oliveira Almeida.

Nesta sexta-feira (1), às 10h, no laboratório de Seminário do Instituto de Computação (IComp), localizado na Faculdade de Técnologia (FT), setor Norte do Campus, o discente Luiz Carlos, irá defender o tema “Detecção de Elementos Antrópicos em Imagens da Floresta Amazônica”.

O trabalho apresenta uma avaliação de técnicas de segmentação de imagens, inspeção de características, seguido da classificação supervisionada destes segmentos para detecção de elementos antrópicos em imagens aéreas da floresta amazônica. Além da publicação de uma base de dados com cerca de 3.000 imagens e 10.000 segmentos devidamente rotulados, o trabalho investiga diferentes estratégias para classificação de elementos antrópicos, com resultados de precisão acima de 94% para conjuntos de classificadores unários.

Na banca examinadora estarão presentes os professores Eulanda Miranda dos Santos e José Reginal Hughes Carvalho, do PPGI; professor José Luiz de Souza Pio, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE); e pelo professor George Darmiton da Cunha Cavalvanti, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Já na segunda-feira (4), às 16h, na Sala de Seminários do IComp, a estudante Thais Oliveira Almeida apresentará o tema “Laboratório Remoto de Robótica como Apoio ao Ensino de Programação”.

A banca examinadora será formada pelos docentes José Francisco de Magalhães Netto e Vicente Ferreira de Lucena Junior, do PPGI; José Luiz de Souza Pio, do PPGEE; e Thaís Helena Chaves de Castro, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM), o projeto apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxiliam usuários na aprendizagem de programação, utilizando robôs. O laboratório está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, acessado via web, que permite que mesmo pessoas geograficamente distantes tenham experiência com experimentos desta natureza.