Neai debate “Transformações sociais e novas territorializações entre os povos indígenas do Alto Rio Negro” nesta sexta-feira (1)

Na sexta-feira (1), às 9h30min, na sala 12 do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (Neai), localizada na Faculdade de Direito (FD), setor Norte, será realizada a palestra “Transformações sociais e novas territorializações entre os povos indígenas do Alto Rio Negro”.

Organizado pelo NEAI e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), a palestra será ministrada pelo professor Renato Athias, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que debate sobre o processo de transformações sociais em curso na Região, que nos fornece elementos para um balanço dos estudos antropológicos e permite analisar questões fundamentais para entender esses processos de territorialização.

Sobre o palestrante

Renato Athias possui graduação em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Mestrado em Etnologia, pela Universidade de Paris, com dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira. Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE é Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.

Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando nas seguintes temáticas: saúde indígena, antropologia visual com projetos de pesquisas entre os índios de Pernambuco e no Alto Rio Negro Amazonas, especificamente entre os Hupdah da família linguística Nadahup e os índio Pankararu.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Slide1.JPG)Convite NEAI[ ]177 kB