"O que é Ciência, afinal?" Professor Áttico Chassot fala sobre o tema nesta quarta-feira (22)

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas promove, nesta quarta-feira (22), a palestra cujo título provoca o público de interesse: O que é Ciência? A palestra, proferida pelo pesquisador Áttico Chassot, será realizada no auditório Paulo Buhrnheim,  às 18h, setor Sul do campus universitário, e será aberta à comunidade acadêmica.

O evento é fruto de uma parceria entre a Ufam e outras universidades federais e institutos federais da região Norte. O Convênio de cooperação acadêmica promove, ainda, o intercâmbio técnico, científico, cultural e tecnológico entre as IFES associadas da Amazônia Legal Brasileira.

O objetivo dessa iniciativa multilateral é, portanto, fomentar a formação de pesquisadores nas áreas de Ciências e Matemática. Atualmente, o número de doutores nesse setor ainda é bastante reduzido, sendo necessária a implantação de políticas públicas e a realização de ações como essa palestra, a fim de despertar estudantes a seguirem na pesquisa.

Professor é formado desde 1961 e ministra palestras em todo o País. Fonte: divulgaçãoProfessor é formado desde 1961 e ministra palestras em todo o País. Fonte: divulgaçãoÁttico Chassot – professor desde 13 de março de 1961. Ele é licenciado em Química (UFRGS) e mestre e doutor em Educação (UFRGS). Fez pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri. Foi professor visitante na Aalborg Universitete na Dinamarca.

Foi professor titular da PUC-RS, FAPA, UFRGS (onde foi coordenador do Curso de Química e diretor do Instituto de Química), ULBRA, UNISINOS (onde foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação), URI Frederico Westphalen (Programa de Pós Graduação em Educação), UNILASSALE Canoas (Programa de Pós Graduação em Educação) e do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista (IPA) em Porto Alegre. É Orientador de doutorado e professor na REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

Ele é autor de vários livros, dos quais sete estão ainda em circulação: A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 29ªed. 2014). Para que (m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 3ª Ed., 2014, EdUNIJUÍ); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 6ª Ed., 2014); A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 7ª Ed., 2014); Educação consciência (EdUNISC, 2003, 2ªed., 2007); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007; esgotado; breve e-book)); e Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ. 2012). Tem nos livros e no escrever duas de suas paixões.

O professor é conectado ao mundo internético onde mantém um blog que busca fazer alfabetização científica: Mestrechassot. blogspot.com. Já esteve, enquanto professor, em todas as unidades da federação e em alguns países. Mais detalhes em www.professorchassot.pro.br