Histórias de superação são exibidas nesta semana no Cine & Vídeo Tarumã

O Cine & Video Tarumã apresenta nesta semana uma programação com produções recentes de grande sucesso e aclamação de crítica. Os filmes selecionados são produções premiadas em festivais e que estiveram fora dos circuitos comerciais. As produções buscam retratar histórias de superação, como as dificuldades mudaram suas perspectivas de vida e a descoberta de um novo sentido. A programação intitulada "Revendo Filmes de Sucesso" conta com os premiados: O Concerto, Ida e Para Sempre Alice.

Na segunda-feira (20), será exibido O Concerto, dirigido pelo francês Radu Mihailenu. O filme conta a história de Andrei Simoniovich Filipov um renomado maestro da orquestra de Bolshoi, que foi demitido 30 anos atrás, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. Para integrar sua equipe ele pretende que a jovem e exímia solista de violino Anne-Marie Jacquet os acompanhe. Se os planos derem certo, este tem tudo para ser um concerto muito especial e um verdadeiro triunfo.

Na quarta-feira (22), haverá a reprodução do filme Ida, dirigido por Pawel Pawlikowski. A trama acontece na Polônia e acompanha a noviça Anna, que está pronta para prestar seus votos e se tornar freira. Só que antes disso, por insistência da Madre Superiora, Anna visita a única familiar restante: tia Wanda, uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.

Fechando a semana, na sexta-feira (24), será exibido o filme Para Sempre Alice, dirigido por Glatzer e Westmoreland. A doutora Alice Howland é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John, fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo.