Educotec convida comunidade acadêmica para lançamento de livro do professor Odenildo Sena, no dia 5 de julho

O Núcleo Educação, Comunicação e Tecnologia (EDUCOTEC), da Faculdade de Educação (Faced), convida a comunidade acadêmica da Ufam para o lançamento do livro Mazelas do Livro Didático, do professor Odenildo Sena, no dia 5 de julho, às 9h, no auditório Alalaú, da Faced.

O lançamento contará com a participação do projeto Introdução ao Canto Lírico, do pianista e professor do Departamento de Música, João Gustavo Kienen.

Sobre o Livro

Em sua obra Mazelas do livro didático, o professor Odenildo Sena propõe a professores, pedagogos, estudantes e interessados no tema uma abordagem crítica que permite percorrer o propósito inclusivo ou exclusivo do livro didático, definindo-o como mediador do processo de aprendizagem, seu objetivo aceitável, ou como um objeto que começa e termina em si mesmo, seu objetivo enviesado.

Tanto no primeiro quanto no segundo aspecto, o autor defende a compreensão de que o livro didático é um instrumento político por excelência, no sentido que encontra apoio em Paulo Freire, ao afirmar que a questão fundamental é saber se a base ideológica que norteia a construção desse importante instrumento pedagógico é inclusiva ou exclusiva.

“Não há dúvida de que o livro didático é um importante componente auxiliar no espaço pedagógico da sala de aula. De um lado, essa certeza se sustenta quando ele ocupa o seu papel de mediador entre os interesses do aluno e os objetivos da escola voltados para as diferentes áreas. De outro, essa certeza se fragiliza quando, em lugar de instrumento, ele se transforma em um fim em si mesmo. Nesse caso, como todo fetiche, passa a representar uma arma perigosa, notadamente nas mãos de professores pouco qualificados” (Odenildo Sena).