Cine & Vídeo Tarumã comemora o romance do dia dos namorados

O projeto Cine & Vídeo Tarumã realiza programação intitulada “O eterno romance do Dia dos Namorados” em homenagem a data, composta por três filmes de romance que lidam com questões amorosas como primeiros amores, términos, encontros e desencontros e paixões inesperadas.

Nesta segunda-feira, 13, ocorre a exibição do filme francês Adeus, primeiro amor. Na quarta-feira, 15, a produção americana Deixa rolar e para fechar a programação, na sexta-feira, dia 17, teremos o romance turco O Amor gosta de coincidências.

Em “Adeus, primeiro amor”, da diretora francesa Mia Hansen-Løve, Camille e Sullivan vivem pela primeira vez a sensação do amor. Ela tem 15 anos, enquanto que ele é um pouco mais velho. O casal tem um relacionamento inocente, despretensioso e maduro para a idade deles. Quando Sullivan decide deixar o país os sonhos de ambos caem por terra, fazendo-os sentir um tipo de dor até então desconhecida.

O “Deixa rolar”, do diretor americano Justin Reardon, acompanha um roteirista que se vê em apuros quando um produtor, Bryan, lhe encomenda o roteiro de uma comédia romântica típica. O problema é que ele acredita que filmes deste tipo idealizam o amor de uma forma que ele nunca é na vida real, mas Bryan lhe promete que, caso aceite esta tarefa, o colocará para escrever o sonhado roteiro de um filme de ação. Desta forma, ele aceita a tarefa. Entretanto, em meio a todo seu pessimismo sobre o romantismo em geral, ele conhece uma garota com um senso de humor bastante sarcástico, por quem acaba se apaixonando.

Na produção turca, “O amor gosta de coincidências”, do diretor Ömer Faruk Sorak, Özgür e Deniz nasceram no mesmo dia, em 1977, lado a lado, numa maternidade em Ancara. Estiveram juntos a vida toda, mas nunca foram amigos de verdade. Mas a história dos dois sempre foi entrelaçada de uma forma sutil, misturando acontecimentos que eles nem faziam ideia de que estavam havendo.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video.