Grupo de Canto Lírico da Ufam apresenta ''Modinhas Imperiais'' na quarta (8)

Com a proposta de levar ao conhecimento do público o canto lírico, o grupo de Canto Lírico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresenta Modinhas Imperiais nesta quarta-feira, 8 de junho, às 17h, na sala 6 do Bloco Mário Ypiranga, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte do campus universitário.

No recital, o Projeto de Introdução ao Canto apresentará Modinhas e Lundus de uma maneira lúdica e didática, com base nas obras dos compositores Candido Ignácio da Silva, Souza Barros e anônimos e em poemas de Domingos Caldas Barbosa, Manoel de Araújo Porto Alegre, entre outros.

Modinha e Lundu – surgiu nos últimos anos do século XVIII. Cultivado tanto em Portugal como no Brasil, designa um tipo de canção lírica, singela, de duração reduzida e de tema amoroso, composta para uma ou duas vozes e acompanhada por guitarra ou teclado. Cultivada, inicialmente, nos salões cortesões e nas casas dos senhores mais abastados, aos poucos foi se popularizando, até se tornar veículo para a expressividade musical, tanto a portuguesa quanto a brasileira.

O Lundu era dançado, tendo como acompanhamento o batuque dos negros e instrumentos já ocidentais, como a viola. A convivência entre negros livres e cativos, a classe média e a corte, possibilitada pelos centros urbanos emergentes, aproximou o Lundu da Modinha e vice-versa.

Essa convivência vizinha fez com que a modinha absorvesse o estilo sincopado do batuque do sensual lundu e este, por sua vez, as formas musicais da recatada modinha, dando origem ao lundu-canção. Composta para voz solista ou a duas vozes, em compasso binário, linha melódica sincopada, tema amoroso e uma tendência para a comicidade e a sensualidade.

Extensão – o projeto Introdução ao Canto Lírico, coordenado pelo professor João Gustavo Kienen e pela Lucyanne de Melo Afonso, com preparação vocal de Davy Chaves e Patrícia Botelho do Curso de Musica do Departamento de Artes (DEPARTES).

O projeto tem por objetivo ensinar e fomentar o ensino da Técnica Vocal para o uso adequado da voz, tanto para o canto, quanto para a voz falada. Participam da atividade professores da Universidade, alunos e comunidade externa.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz modinha.jpg)cartaz modinha[ ]260 kB