Ufam recebe entre os dias 9 e 11 de novembro o IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

Evento é realizado pela primeira vez na região Norte

Com o objetivo de reunir pesquisadores que investigam a área da cultura dentro e fora das universidades, e que estão dispersos no território nacional, nas diferentes disciplinas e em diferentes contextos sociais, a Universidade Federal do Amazonas recebe entre os dias 9 e 11 de novembro o IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, com o tema “Cultura: Tradição e Inovação”.

Organizado pela Pró­-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) o IV EBPC 2016 será realizado pela primeira vez na região norte, e espera fomentar o diálogo entre campos, instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração.

A programação do IV EBPC vai contar com Mesas-Redondas, Encontros de Pesquisadores, Grupos de Trabalho e ainda diversas apresentações artístico-culturais da região. As atividades serão realizadas no Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, nas Faculdades de Direito e Tecnologia.

Inscrições

Para participar do evento IV EBPC 2016 é preciso preencher o formulário https://goo.gl/RbSuLB. As inscrições estarão abertas a partir do dia 27 de maio até 21 de outubro de 2016.

As submissões de trabalho ocorrem no período de 15 de junho a 15 de julho, e deverão ser encaminhadas para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O arquivo deve estar em formato.doc (elaborado no Microsoft Word), contendo título, resumo simples de até 1.200 caracteres com espaço, palavras-chave e resumo expandido de até 12.000 caracteres com espaço. As temáticas são: 1. Cultura e comunicação; 2. Processos culturais e desenvolvimento; 3. Cultura e educação; 4. Cultura e juventude; 5. Cultura e relações internacionais; 6. Cultura e religião; 7. Cultura e saúde; 8. Cultura e territórios; 9. Cultura, tradição e inovação; 10.Diversidade cultural; 11.Economia criativa e design; 12.Economia da cultura; 13.Gestão e instituições culturais; 14.Linguagens artísticas; 15.Patrimônio cultural; 16.Políticas culturais; 17.Teorias da cultura; 18.Cultura e direito; 19. Cultura digital; 20. Paisagem sonora, colaboração e audiovisual.

Cada pesquisador poderá ser autor de apenas um trabalho submetido, no entanto, poderá ser coautor em mais de um. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento e apublicação do resultado dos trabalhos aprovados estará disponível a partir do dia 31 de agosto de 2016.

Histórico do Encontro

O Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura foi precedido de dois encontros regionais: o I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura e o I Encontro Fluminense e Capixaba dos Pesquisadores da Cultura (realizados em 2012, com a participação de mais de 500 pesquisadores); e dois encontros nacionais: o II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, na Cidade do Rio de Janeiro e o III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, na região do Cariri, no Ceará, em outubro de 2015. O IV EBPC tem uma fanpage no Facebook: IVEBPC 2016.

Notícia relacionada

IV EBPC 2016: prazo para submissão de trabalhos é prorrogado