Acadêmicos de Direito são selecionados para competição Internacional de Direitos Humanos

Alunos do Gesidh (esq. para dir.) João Matheus; Karollyne, Júlia Zuardi, Luan Seminário e Ayrton Gentil Alunos do Gesidh (esq. para dir.) João Matheus; Karollyne, Júlia Zuardi, Luan Seminário e Ayrton Gentil Quatro alunos participantes do Grupo de Estudos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (Gesidh) da Faculdade de Direito (FD) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram selecionados para a competição do XXI Júri Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que ocorrerá de 22 a 27 de maio, em Washington DC, nos Estados Unidos.

A equipe formada pelos oradores Luan Seminário e Ayrton Gentil e os observadores Júlia Zuardi e João Matheus disputarão entre 102 equipes do mundo inteiro e serão avaliados por juízes com trabalho e experiência no sistema Interamericano de Direitos Humanos. A competição requer que os estudantes discutam os méritos de um caso hipotético, baseado em um tema atualmente debatido dentro do Sistema.

O evento tem o objetivo de instruir advogados no uso do Sistema Interamericano como um meio legítimo para a reparação de violações aos direitos humanos.

Na avaliação da coordenadora Alichelly Ventura, tanto a preparação quanto a participação no evento são de suma importância para o desenvolvimento dos acadêmicos. “Os estudos e simulados fornecem uma técnica de oratória que você dificilmente aprenderia em outro lugar, pois durante a defesa e as arguições você é interrompido, tem que responder perguntas tem que ter uma boa memória, boa capacidade de persuasão e falar bem”, explica.

Palestra

O Gesidh está promovendo um evento com o tema “Corrupção nos Estados Democráticos de Direito”, que contará com a presença dos professores Valério Mazzuoli, Luiz Carlos Valois e Rogério Sales. Eles discutirão sobre o panorama da Operação Lava Jato, sob o ponto de vista técnico. De acordo com a coordenadora, a ideia é fazer com que os participantes reflitam sobre o que de fato aconteceu no processo para terem argumentos mais aprofundados sobre a questão.

O evento com vagas limitadas e emissão de certificado, ocorrerá no auditório da OAB/AM, na sexta (06), às 18h. Interessados devem entrar em contato pelo telefone: (92) 98135-9368 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.