Machado de Assis é tema de minicurso no dia 25 de maio

Atividade é parte da programação da I Semana de Estudos Clássicos do Amazonas: cultura clássica e gramática ocidental, evento promovido pela UFAM e UEA

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM realiza no dia 25 de maio, das 14h30 às 18h, no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o minicurso “Reminiscências da Cultura Clássica na Obra de Machado de Assis”. O palestrante é Edson Ferreira Martins, docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, doutor em Linguística Histórica (currículo Lattes).

O objetivo do Minicurso é apresentar os resultados parciais do projeto de pesquisa homônimo, coordenado pelo docente desde 2012 no Departamento de Letras da UFV. O Minicurso conta com a seguinte ementa:

- O legado cultural greco-romano;

- Conceitos de “clássico”, “mito” e “mitologia”;

- Dialogismo e intertextualidade;

- Estilização e Paródia;

- Recepção dos clássicos greco-romanos em Machado, no romance A mão e a luva, Helena, e Memórias Póstumas;

As inscrições para o Minicurso são gratuitas e no dia da palestra. Vale certificado de participação de 4h. Alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras, Graduação em Letras da UFAM e público externo podem participar.

Informações pelo telefones: (092) 99271-8701/ 3305-1181 Ramal 2113, e e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícia relacionada

I Semana de Estudos Clássicos do Amazonas