UFAM realiza nesta semana mais uma edição da Agroufam 2016
Do produtor ao consumidor. É assim que a Agroufam incentiva a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Esse mês, a feira acontece nos dias 5 e 6 de maio, no hall da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM, blocos 01 e 02, das 8h às 16h. A feira é aberta ao público em geral. O tema da 25ª edição da feira é “Agroufam incentiva a produção familiar no Estado do Amazonas”.
Frutas, verduras, hortaliças, artesanato, ovos, queijo, mel e até produtos medicinais podem ser encontrados na feira. Segundo a coordenadora geral da Agroufam, professora Therezinha Fraxe, é importante que a sociedade, de forma consciente, entenda a importância da agricultura familiar. “As práticas agrícolas familiares amazônicos mitigam os insumos agrícolas, tais como: agroquímicos herbicidas, inseticidas, pesticidas e fungicidas, substâncias que causam sérios problemas à saúde tanto do agricultor quanto do consumidor”, explica.
Sobre a Feira AgroUfam
A feira AgroUfam é uma realização mensal do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/UFAM) e conta com a participação de organizações não governamentais, Unidades de Conservação e Empreendimentos de Economia Solidária de ensino. A feira recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvovimento Sustentável (ADS), Secretaria Municipal de Abastecimento (Sempab) e da Fapeam, que financia o Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRORURAL). Os produtos comercializados têm origem orgânica, graças aos cursos oferecidos pelo NUSEC para os agricultores.
A AgroUfam não é uma apenas uma feira convencional mas também um espaço socioeducativo que estimula o intercâmbio de conhecimentos e integração de saberes entre agricultores e comunidade acadêmica, além de estabelecer uma relação direta produtor-consumidor.