Cine & Vídeo Tarumã apresenta curtas-metragens de animação amazonenses

Nesta primeira semana de maio, o projeto Cine & Vídeo Tarumã, da Ufam, apresenta uma programação diferenciada em participação com o evento do curso de Comunicação Social II Fest Imprensa. A atração contará com a exibição de curtas-metragens de animação produzidos por amazonenses, que não tiveram a oportunidade de serem lançados nos cinemas comerciais da capital amazonense, e com um debate sobre as condições de produção audiovisual no Amazonas.

A programação exibe os filmes We Go Forward, O Que Há?, Tá Frito!, na manhã do dia 4 de maio, quarta-feira. O evento terá início às 9h30 e após as exibições haverá a mesa-redonda com os convidados: Saleyna Borges, da Amazon Film Commission, César Nogueira, da Artrupe Produções e a publicitária e animadora Yasmin Rodrigues.

We go forward, do diretor Filipe Costa, é um filme inspirado no quadrinho online do artista Shenanigansen. O curta feito em pixel art faz uma analogia sobre decisões. Uma vez que você tenha decidido fazer algo, você não poderá voltar atrás. A produção participou da mostra Olho Neles do Festival Internacional Anima Mundi em 2015.

O Que Há, do diretor Cesar Fernandes, é uma história sobre mistério e curiosidade. Ao passar por uma rua qualquer, um homem se depara com uma caixa grande que aparenta conter algo muito importante e misterioso. Seu principal objetivo se torna tentar abrir a misteriosa caixa de qualquer jeito, usando todos os esforços possíveis para satisfazer a sua curiosidade. 

Tá Frito, dos diretores Daniel Batista, Tiago Maia e Yasmin Rodrigues, apresenta um diálogo entre dois peixes regionais, um pacu e um jaraqui, com gírias peculiares da linguagem cabocla. Na trama, o Jaraqui, que é um peixe mais popular, tira sarro do Pacu, um peixe mais sério. O filme participou da mostra Olho Neles, do Festival Internacional Anima Mundi em 2013.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video. Para mais informações: (92) 33054547.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable