Professor da UFAM lança livro sobre análise das obras do autor Mia Couto

O professor José Benedito dos Santos, do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa (DLLP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), irá realizar o pré-lançamento de seu livro “As faces do mito na ficção de Mia Couto”, no sábado (30), às 16h, no Café com Texto, localizado na Avenida Humberto Calderaro Filho (antiga Rua Paraíba), n° 995.

O livro é o resultado da pesquisa de mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFAM, e consiste em mostrar como o autor moçambicano Mia Couto constrói poeticamente, alguns rituais da cultura banta, além de dar vozes a personagens que até pouco tempo, permaneciam abafadas pela cultura que se impôs desde a colonização, apresentando uma problematização do narrador sobre esse antagonismo.

Sobre Mia Couto

António Emílio Leite Couto, conhecido como Mia Couto, nasceu em Moçambique - África. Iniciou os estudos universitários em medicina, mas abandonou esta área no princípio do terceiro ano, passando a exercer a profissão de jornalista em 25 de Abril de 1974. Em 1983, publicou o seu primeiro livro de poesia Raiz de Orvalho, que segundo algumas interpretações, inclui poemas contra a propaganda marxista militante.

É considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, além de ser o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, Mia Couto tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana. Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX, por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbábue.