‘I Seminário de Psicologia Jurídica: a alienação parental em debate’ ocorre nesta quinta, 28

Nesta quinta-feira, 28 de abril, a Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas promove a primeira edição do Seminário de Psicologia Jurídica, cujo tema é Alienação Parental. O evento ocorre às 18h, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), localizado no setor Sul do campus universitário Manaus.

De acordo com a Lei 12.318, de 26 de agosto de 2010, "considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este".

Finalidade - o objetivo é proporcionar que o público discuta e reflita sobre a alienação parental e suas articulações com as práticas profissionais, o Seminário é resultado de uma parceria entre a Fapsi, o Centro Acadêmico do curso (Capsi) e a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).

A atividade é voltada a estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Direito e Serviço Social. Confira a programação no anexo.

Os interessados poderão inscrever-se no local do evento, antes do início, e ainda podem optar pelo pagamento de uma taxa ou pela doação de brinquedos ou itens pedagógicos. Os participantes receberão certificado de 4 horas complementares.

Programação – após o credenciamento, que ocorre entre 17 e 18h, será realizada a primeira palestra, intitulada ‘Judicialização da vida e alienação parental’, proferida pela diretora da Faculdade de Psicologia, professora Iolete Ribeiro.

Entre 18h45 e 19h30, a promotora de Justiça da 5ª Vara de Família, Anabel Vitória de Souza, ministrará sobre o papel do Ministério Público diante do diagnóstico de alienação parental.

A última apresentação será da psicóloga perita do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Vanessa Costa Ribeiro, com o tema ‘Perícia psicológica no litígio familista e o fenômeno da alienação parental’.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (alienação parental FAPSI.jpg)cartaz-alienacaoparental[ ]125 kB