Palestra sobre suicídio de idosos no Brasil acontece nesta quarta-feira (27)

No dia 27 de abril acontece o Seminário, com o tema: “É possível prevenir a antecipação do fim? Suicídio de idosos no Brasil e possibilidades de atuação do Setor Saúde”. A palestra será proferida pela pioneira nesse estudo, a pesquisadora a professora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/RJ) da Fiocruz, Maria Cecília de Souza Minayo, no Auditório da Ciência, das 14h às 17:30h.

O evento, organizado pela Coordenação de Tecnologia Social (COTS), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa),promove o estudo que foi realizado no período de 2010 a 2012 com o objetivo de compreender a magnitude e a significância do suicídio na população brasileira acima dos 60 anos ou mais, que faleceram por suicídio entre os anos de 1989 a 2009 no Brasil.

Na avaliação da psicóloga e professora da Faculdade de Psicologia (Fapsi) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Denise Machado Duran Gutierrez, estamos enfrentando um problema de saúde pública e que vem se tornando cada vez mais relevante para a sociedade. “Isso ocorre porque, junto ao envelhecimento, surgem às doenças crônicas, as incapacitações físicas e o nosso sistema de saúde, muitas vezes, não está preparado para todas as demandas que os idosos têm passado a apresentar”, relata.

Ainda segundo a professora Denise Machado, o objetivo do evento é realizar uma evolutiva de resultados, fazendo com que a informação que foi obtida durante as pesquisas e que já foram divulgadas em forma de artigos científicos, passe a um âmbito mais amplo, chegando até os gestores.

A palestra é gratuita e direcionada a gestores, técnicos, pesquisadores, estudantes e demais interessados no assunto. Haverá certificado de participação com carga horária de 4h.