`Deus é ele´ e `Chico Mendes´ serão exibidos nesta quinta-feira (28) pelo Navi Ufam

Adrian Cowell, homenageado na IV Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, em 2012Adrian Cowell, homenageado na IV Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, em 2012O Núcleo de Antropologia Visual (Navi) exibe na quinta-feira (28) dois documentários da mostra Cruzando Olhares na Amazônia: Chico Mendes – Eu quero Viver, e Deus é Ele. Os documentários foram produzidos por realizadores de fora da Amazônia, que lançaram seus olhares, através da câmera, para compreender a região amazônica.

As exibições serão no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (Ichl), no horário de 12h30 às 14h.

Sobre os documentários

Chico Mendes – Eu Quero Viver- Adrian Cowell e Vicente Rios- 43 min. / Inglaterra; Goiás, 1989: Com registros feitos entre 1985 e 1988, a equipe de filmagem acompanhou Chico Mendes na organização dos seringueiros, em defesa da floresta, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta e na luta pela demarcação das primeiras Reservas Extrativistas na Amazônia. O documentário mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no mundo.

Documentarista britânico da BBC de Londres, Adrian Cowell, junto com Vicente Rios, da Universidade Católica de Goiás, revelou ao mundo as imagens da década da destruição na Amazônia, das tragédias provocadas aos povos indígenas e tradicionais da região pela violência da ditadura militar. São imagens inéditas em sua maior parte, abrangendo o período entre 1970 e 2005.

Deus é Ele– Eduardo Duwe - 26 min. SP/2006: Um missionário de uma seita apocalíptica tem um sonho: o fim do mundo está próximo. A partir disso ele empreende uma peregrinação e permite a uma equipe de filmagem acompanhá-lo a sua Terra Prometida.

Eduardo Duwe voltou a filmar na Amazônia as mudanças que vinham ocorrendo na década passada, produzindo o documentário “Homens, Maquinas e Deuses”, em 2008.