Cine & Vídeo Tarumã exibe produções do cinema brasileiro
Na próxima semana o projeto Cine & Vídeo Tarumã vai realizar um apanhado do cinema brasileiro atual, destacando produções recentes, que foram aclamadas pela crítica e pelo público, devido à sua notável qualidade. A semana, intitulada de “Novos Filmes Brasileiros”, traz obras cinematográficas que pontuam situações sociopolíticas correntes e, ainda assim, ressaltam a beleza singular dos espaços que comportam essas narrativas. Os filmes selecionados foram: Que Horas Ela Volta?; Ventos de Agosto; e Casa Grande.
A programação “Novos Filmes Brasileiros” traz filmes que pontuam a situação sociopolítica corrente e ainda assim ressaltam a beleza singular dos espaços que comportam essas narrativas tão tocantes. Os filmes escolhidos são: Que Horas Elas Volta?, Ventos de Agosto e Casa Grande.
Teremos o aclamado Que Horas Ela Volta? da diretora Anna Muylaert, na segunda-feira, 18. A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.
Na quarta-feira, 20, será apresentado o filme Ventos de Agosto, do pernambucano Gabriel Mascaro. Agosto. Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley (Dandara de Morais), que trabalha em uma fazenda, e Jeison (Geová Manoel dos Santos), praticante da pesca submarina. A maré está alta, os ventos fortes e a vila nunca mais será a mesma.
A estreia o filme Casa Grande, do diretor carioca Fellipe Barbosa, acontece na sexta-feira, 22. Sônia (Suzana Pires) e Hugo (Marcello Novaes) são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean (Thales Cavalcanti), que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade.
O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário.
As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video.