`Amazonas, Amazonas´ e `Fluxos´ são os próximos documentários a serem exibidos pelo Navi na quinta-feira (14)

Glauber RochaGlauber RochaO Núcleo de Antropologia Visual da Ufam (Navi/Ufam) exibe na próxima quinta-feira (14) dois documentários da Mostra “Cruzando Olhares Na Amazonia”: Amazonas, Amazonas (1966, 15 min), de Glauber Rocha, e Fluxos (2007, 25 min), de Fernanda Bizarria. Os documentários serão exibidos no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (Ichl), setor norte do Campus Universitário, bairro Coroado, no horário de 12h30 às 14h. As apresentações e debates serão apresentados pela professora Selda Vale, e Rosiel Mendonça.

Sobre os Documentários

Amazonas, Amazonas (1966) é um filme encomendado pelo Departamento de Turismo e Promoções do Amazonas (Depro), na gestão do governador Arthur Reis, ao cineasta de maior projeção naquele momento: Glauber Rocha. Em 1965 ele aceitou o convite para filmar “as belezas e riquezas naturais da região amazônica” e posteriormente filmaria, em São Luiz, “Maranhão, 66”, sobre a posse de José Sarney, como governador.

Glauber teria afirmado: “... É meu primeiro ensaio em cores. Cheguei ao Amazonas com uma ideia pré-concebida e descobri que não existia a Amazônia lendária e mágica, a Amazônia dos crocodilos, dos tigres, dos índios...” (Glauber Rocha, “Revolução do Cinema Novo”, 1996, p.79). Que Amazônia descobriu Glauber Rocha?

Fluxos (2007), realizado por Fernanda Bizarria, mineira, Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, da equipe do Navi, na época, traz o depoimento dos viajantes que passam por Manaus, com entrevistas nos principais pontos de entrada e saída da cidade, tecendo um mapa invisível dos muitos trajetos de quem chega e vai.