Lepapis promove no dia 14 de abril, exposição fotográfica e lançamento de livro em Montevidéu

Os eventos ocorrerão no Museu de Arte Pré-Colombina e Indígena (MAPI), em Montevidéu – Uruguai. A abertura da “Mostra Cidades em perspectiva: um estudo sócio-espacial sobre Manaus e Montevidéu” ocorre no dia 14 de abril às 18h, e o lançamento do livro “Índios num país sem índios. A Estética do Desaparecimento. Um Estudo Sobre Imagens Índias e Versões Étnicas” do professor Jose Basini, ocorrerá no dia 15, às 18h no MAPI.

Organizados pelo Laboratório de Estudos Panamazônicos (Lepapis), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através do Programa de Cooperação com a Universidade da República do Uruguai (Udelar) e o Museu de Arte Pré-Colombina e Indígena (MAPI), a Mostra conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Rede Internacional de Estudos Socioespaciais (RESE).

Coordenado pelos Professores José Basini (Ufam) e Nicolas Guigou (Udelar), a mostra "Cidades em perspectiva: um estudo socioespacial sobre as cidades de Manaus e Montevidéu" é o resultado das atividades desenvolvidas no marco do Programa de Cooperação que prevê a realização de Conferências, Palestras, Exposição Fotográfica e de Material Audiovisual.

O livro é resultado da tese de doutorado em Antropologia Social e da trajetória político-acadêmica do professor José Basini, junto às comunidades indígenas do Brasil e Uruguai, e em específico quanto a estética dos índios guarani na caminhada entre as fronteiras dos dois países.

Segundo o autor, o livro realiza um esforço de conceituação sobre formas indígenas, e a compreensão das fronteiras e territorialidade nas terras da América do Sul. “A pesquisa com os índios Mbya Guarani, localizados ao longo do litoral brasileiro e sua ênfase migratória em diversos países no Cone Sul da América, possibilitaram estudos comparativos entre diversos povos indígenas”.

Laboratório de Estudos Panamazônicos

O Laboratório de Estudos Panamazônicos – Práticas de Pesquisa e Intervenção Social (Lepapis) é um laboratório aberto e interdisciplinar que desenvolve estudos sobre a região pan-amazônica, e reflete sobre as relações entre pesquisa e intervenção social, com interesse nos aspectos socioespaciais vinculados a geopolítica e fronteiras.

Lepapis

Tel.: (92) 3305-4595