Filmes sobre identidade de gênero são exibidos no Cine & Vídeo Tarumã

Para a segunda semana do mês de abril o projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, põe em destaque filmes que abordam questões de gênero. Embora a discussão sobre identidade de gênero seja extensa, foram escolhidos três produções cinematográficas que abrem espaço para o diálogo sobre as transgeneridades e o gênero-fluido em diferentes idades, nacionalidades e meios sociais. A programação “Filmes Sobre Questões de Gênero” inclui os filmes “Laurence Anyways”, “Tangerine” e “Tomboy”.

A primeira produção a ser exibida, no dia 11, é Laurence Anyways, do diretor canadense Xavier Dolan. Laurence é um homem que deseja se tornar uma mulher. Em seu aniversário de 30 anos, ele revela para sua namorada Fred que irá fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Mesmo abalada com a revelação, a namorada resolve permanecer ao lado da pessoa que ama, que sofrerá bastante com a nova situação, tendo que lidar com preconceitos de familiares, amigos e colegas de trabalho. Contra tudo, eles tentarão provar que o amor deles pode superar todas as situações.

No dia 13 haverá a apresentação do filme Tangerine, do diretor Sean Baker. Assim que sai da prisão, na véspera de natal, a prostituta transexual Sin-Dee descobre através de sua melhor amiga, Alexandra, que o namorado Chester está saindo com outra pessoa, uma mulher cisgênero. Sin-Dee decide sair pelas ruas de Los Angeles para encontrar os dois e puni-los pela traição.

O término da programação acontecerá dia 15 com o filme Tomboy, da diretora francesa Celine Sciamma. Laure é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne. A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve dar uma volta na rua e conhece Lisa, que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua outra identidade.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video.