'Jornalismo e democracia' é tema de debate na UFAM
O papel da imprensa brasileira na cobertura da crise política será debatido por jornalistas, historiadores, professores e estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na próxima sexta-feira (08.04). O evento “Jornalismo e Democracia” ocorrerá de 9h às 12h no auditório Rio Alalaú, da Faculdade de Educação (FACED), e faz parte das atividades comemorativas do Dia do Jornalista (sete de abril). A inciativa é do Curso de Jornalismo da Ufam, e do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo na e sobre a Amazônia (LABJAM).
A cobertura jornalística dos fatos relacionados à crise política estará no centro do debate. “O jornalismo nas democracias tem a função de dar aos cidadãos informações para que estes possam tomar decisões esclarecidas e se autogovernar. O debate tem o objetivo de analisar como a nossa imprensa tem desempenhado essa missão na atual conjuntura política”, diz o professor do Curso de Jornalismo da Ufam e coordenador do LABJAM, Allan Rodrigues.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Wilson Reis, a atuação de alguns veículos de comunicação tem despertado preocupação com a imparcialidade da cobertura. “A crise política e econômica brasileira colocou o jornalismo no olho do furacão e setores da mídia assumiram o papel de oposição governo federal. A cobertura política com os vazamentos seletivos, as análises tendenciosas sem o espaço ao contraditório está acabando com a imparcialidade no jornalismo”, afirma.
O evento contará com a presença de profissionais da imprensa de Manaus. “Para bem além do jornalismo, é preciso discutir a democracia que construímos no Brasil, seus aspectos e antecedentes. E mais, discutir quem somos e o que queremos neste País que aparentemente vivia uma PAX de cemitério e acordou para mostrar o monstro que existe atrás de cada personagem público e mesmo o personagem privado”, adianta o editor do caderno de Cidades do jornal A Crítica, Gerson Severo Dantas.
Pesquisadores de outras áreas do conhecimento participarão dos debates sobre a cobertura da crise. “O embate político que o país vive, que tem na mídia um de seus enunciadores, é um embate de narrativas. É na linguagem que essa correlação de forças toma forma e ganha sentidos”, explica o doutor em linguística na área de análise do discurso, Sérgio Freire. O historiador e coordenador do Laboratório de História da Imprensa da Ufam, Luís Balkar, também participará das discussões do evento.
Evento: Jornalismo e Democracia: a cobertura da crise política pela imprensa brasileira
Data: 08.04.2016
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório Rio Alalaú da Faculdade de Educação da UFAM – Setor Norte do Campus Universitário