Navi exibe o filme “No meio do rio, entre as árvores”, nesta quinta-feira
O Núcleo de Antropologia Visual (Navi/Ufam), por meio da mostra “Cruzando olhares na Amazônia”, exibe nesta quinta-feira, dia 31, às 14h, no auditório Rio Negro, no ICHL, no setor Norte do campus, o documentário de Jorge Bodansky, No meio do rio, entre as árvores (2009, 73 min). O documentário seria exibido na semana passada, dia 24, mas em decorrência do ponto facultativo sua exibição ocorre nesta quinta-feira.
Documentário do premiado diretor Jorge Bodanzky (Iracema, uma transa amazônica, terceiro milênio, igreja dos oprimidos), feito durante uma expedição ao Alto Solimões, no Amazonas, em 2009, na qual se ministraram oficinas de vídeo, circo e fotografia às comunidades ribeirinhas, dentro de reservas ambientais. O filme acompanha os dias do diretor e de sua equipe implantando a cultura audiovisual nessas comunidades. O filme é feito por pessoas dessas comunidades a partir da tecnologia recém-aprendida e com a visão “de dentro para fora”, sem intérpretes. Do coração da Amazônia para o mundo, ficamos sabendo como é o cotidiano dessas pessoas, o que pensam, quais os seus sonhos e como resolvem os problemas que enfrentam por viverem no meio do rio, entre as árvores.
Exibido no 15º. Festival é tudo verdade, de 2010, fora da competição, concorreu a diversos prêmios em outros festivais brasileiros e estrangeiros e entrou em circuito comercial em março de 2015.