Cine & Vídeo Tarumã exibe comédias românticas

O projeto de extensão Cine & Vídeo Tarumã, da Ufam, apresenta uma programação leve e agradável nesta semana. Foram selecionados três filmes com a temática de comédia romântica para o público se deleitar com uma das questões mais inerentes ao ser humano: o amor. Entre uma história feliz com um toque um tanto excepcional, um romance estimulado pelo amor à arte e confusões do destino que geram processos de amadurecimento e segundas chances, a programação “Comédias Românticas...Para Relaxar” proporciona um olhar terno sobre a vida.

Na segunda-feira, dia 28, o filme escolhido é o Questão de tempo, do diretor britânico Richard Curtis. Ao completar 21 anos, Tim é surpreendido com a notícia dada por seu pai de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

Na quarta-feira, 30, o filme selecionado é Palavras e Imagens, do diretor australiano Fred Schepisi. Em uma escola secundária, começa uma guerra entre dois professores: Jack Marcus, escritor de sucesso e professor de literatura, e Dina Delsanto, pintora e professora de artes plásticas. Enquanto ele acredita que as palavras são mais importantes do que as imagens, ela afirma a supremacia das fotos e dos quadros. À medida que o embate dos dois se transforma em romance, os alunos tentam descobrir qual linguagem é mais importante.

Na sexta-feira, 1º de abril, será exibido o filme Amor ao Primeiro Filho, da diretora francesa Anne Giafferi. Ange Pagani, um arquiteto bem sucedido e mulherengo, parece estar tendo um dia normal, após uma noite agitada, até o momento em que Gabrielle aparece em seu escritório alegando que seu filho teria engravidado a sua filha. O problema é que Ange não tem um filho, pelo menos ele nunca assumiu a paternidade de nenhum. Mas mesmo assim Gabrielle continuará na sua vida, até que ele se sinta atraído por ela, que lhe mostrará o que é o amor incondicional.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video.