ProGesp promove, entre os dias 28 e 30 de março, atividades de orientação sobre o Sigepe nas unidades acadêmicas
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, através do Departamento de Administração de Pessoal (Dapes), realiza entre os dias 28 e 30 de março, no horário de 08h às 12h, e de 13h às 17h, uma visita técnica em unidades acadêmicas da Ufam para auxiliar os servidores no uso do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). As primeiras unidades contempladas pela equipe de servidores da Pró-reitoria são:
28/03: Auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, setor sul do Campus.
29/03: Laboratório de Informática da Faculdade de Odontologia;
30/03: Sala de reuniões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (Ichl), setor norte do Campus.
Nesses locais, a ProGesp irá passar orientações acerca do Acesso, Cadastro de E-mail, Login e Senha, Desbloqueio de Acesso, Orientações sobre o Aplicativo "SIGEPE MOBILE", e todas as funcionalidades disponibilizadas pelo Sigepe, além de orientações pertinentes à área de pessoal.
Segundo o diretor do Dapes, Luiz Ferreira Neto, as visitas técnicas às unidades faz parte das ações da ProGesp de tornar o Sigepe mais conhecido na Ufam. “Além das orientações aos servidores que se dirigem à ProGesp, estamos disponibilizando mais informações sobre o Sigepe por meio de material impresso (banners e cartazes) que foi encaminhado para exposição nas unidades acadêmicas e administrativas. Também temos a página do Departamento de Administração de Pessoal e uma rede social: facebook.com/ dapes.ufam. Apesar de toda essa divulgação, muitos servidores não acompanham com frequencia as informações disponibilizadas nos portais. Em vista disso, a ProGesp inicia essa série de visitas".
Sobre o Sigepe
No dia 09 de junho de 2014 foi lançado pela Secretaria de Gestão Pública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal – Sigepe, que passou a substituir gradativamente o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), atual responsável pela tarefa.
O Sigepe foi criado para otimizar informações pertinentes à vida funcional dos servidores públicos federais ativos e inativos. Nele é possível ter acesso ao contracheque, comprovante de rendimentos para o Imposto de Renda, consignações, férias, entre outros serviços. Pelo fato de ser algo novo, muitos servidores estão se adaptando ao novo Portal. (Leia mais)
Em dezembro de 2015, o Mpog lançou o aplicativo Sigepe mobile, onde o servidor pode consultar contracheques dos últimos 12 meses, verificar a prévia do mês seguinte e checar os dados cadastrais, de forma prática e ágil, pelo smartphone ou tablet.
Outro fator que reforça o uso do Sigepe é a portaria nº 73, de 6 de abril de 2015 (em anexo), da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), onde diz que os comprovantes de rendimentos deixaram de ser emitidos e enviados pelos correios, desde a folha de pagamento referente ao mês de maio de 2015, para os servidores ativos, e da folha de pagamento referente ao mês de junho de 2015, para os aposentados, beneficiários de pensão.
Neste endereço eletrônico estão as dúvidas mais frequentes de acesso ao Sigepe.