Cine & Vídeo Tarumã homenageia Luis Buñuel

Antecedendo o feriado da sexta-feira, dia 25, o projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, exibe uma programação de filmes clássicos do diretor espanhol Luis Buñuel. O diretor é considerado um dos cineastas mais importantes da história do cinema e, também, um dos mais polêmicos.

Suas obras, aclamadas pela crítica mas sempre cercadas por uma aura de escândalo, foram marcos do cinema surrealista por sempre romperem com a narrativa cinematográfica tradicional. A programação “Clássicos de Luis Buñuel” é composta pelos filmes Viridiana e O Discreto Charme da Burguesia.

Na segunda-feira, dia 21, o filme escolhido é o Viridiana. O filme conta um episódio da vida da noviça Viridiana, que faz uma visita ao seu tio moribundo, atendendo a um pedido do próprio. O pervertido homem, obcecado pela beleza da jovem, tenta seduzi-la de todas as formas. Ele morre e Viridiana decide não mais voltar ao convento. Em contrapartida, transforma a antiga casa do tio num abrigo para necessitados e moradores de rua. O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 1961.

Na quarta-feira, dia 23, o outro filme selecionado é O Discreto Charme da Burguesia. No filme sonho e realidade se misturam em uma crítica surreal aos modos da burguesia. Reunidos em um típico jantar burguês, seis amigos não conseguem aproveitar a ocasião, em virtude de uma série de acontecimentos estranhos e incomuns. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado também ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video.