HUGV promove Semana Amazonense do Sono

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) promove entre os dias 14 e 19 de março a Semana Amazonense do Sono. O evento faz parte da Semana do Sono, organizada anualmente em todo o território nacional pela Associação Brasileira do Sono (Absono).

Em Manaus, serão realizadas palestras, seminários, aplicação de questionários de avaliação do sono, estações de atendimento sobre distúrbios do sono, além de seleção de pacientes para posterior acompanhamento pelo setor de Otorrinolaringologia do HUGV, que acontecerão tanto no Hospital quanto em outros pontos da capital, como Sebrae e Parque do Idoso.

O coordenador da Ação, o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do HUGV, Renato Martins, ressalta que esta é a primeira participação do Amazonas do evento. Segundo ele, a importância de se informar e conscientizar a população sobre os problemas do sono que por desconhecimento são geralmente negligenciados, o que causa impacto negativo em toda a saúde do indivíduo. “Exemplo disso é o ronco, que é normal, nada mais é do que a vibração dos tecidos da garganta. Porém quando a pessoa ronca alto, todas as noite e, principalmente, se o ronco é irregular ou está engasgando, pode ser sinal de uma doença, chamada ‘apneia obstrutiva do sono’”, explica.

Confira a programação abaixo:

QUARTA-FEIRA (16/03/2016)

TEMA: “SONO E SOCIEDADE MODERNA”

LOCAL: SEBRAE

PÚBLICO ALVO: FUNCIONÁRIOS DO SEBRAE

HORÁRIO: 14 ÀS 18 HORAS

QUINTA-FEIRA (17/03/2016)

TEMA: “VOCÊ DORME BEM? DORMIR BEM É UM SONHO POSSÍVEL”

LOCAL: PARQUE MUNICIPAL DO IDOSO

PÚBLICO ALVO: PACIENTES IDOSOS ATENDIDOS PELO PARQUE DO IDOSO

HORÁRIO: 14 ÀS 18 HORAS

SEXTA-FEIRA (18/03/2016)