Ufam sedia o I Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus

O 1º Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM) acontece nos dias 16,17 e 18 de março, das 8h às 17h no Auditório da Faculdade de Direito (FD), localizado no setor norte da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário disponível no endereço eletrônico: http://migre.me/t6s43

O Simpósio é uma realização da Fundação Vitória Amazônica (FVA) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Seu público alvo são gestores públicos, pesquisadores, membros da Sociedade Civil, setor privado e estudantes.

O objetivo do evento é aprofundar as discussões acerca do papel do Observatório da RMM na promoção e sistematização de conhecimentos técnico-científicos relevantes para o debate crítico, relativo ao desenvolvimento regional. Além de propiciar um espaço de apresentação de conhecimentos e de diagnóstico dos impactos do processo de urbanização e metropolização, criando links entre produtores de informação e conhecimento (científico) e um canal de comunicação com a sociedade e tomadores de decisão.

Em sua programação, o simpósio terá palestras, mesas-redondas e fóruns de discussões, com a participação de representantes de órgãos do governo, centros e núcleos de pesquisa e representantes de organizações da sociedade civil. Abordando temas como Institucionalidade da Região Metropolitana de Manaus (RMM), Desenvolvimento Urbano, Clima e Floresta, Desenvolvimento Econômico e Industrial além de Mobilidade Urbana, Questões Demográficas e Tendências Socioeconômicas regionais.

O observatório

O Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM) é uma iniciativa que tem como objetivo servir de veículo crítico, técnico e propositivo às iniciativas públicas e privadas que tenham impactos sobre o meio ambiente e comunidades da RMM. Além de divulgar experiências de êxito do poder público, da sociedade civil organizada e do empresariado comprometidos com a busca do desenvolvimento econômico sustentável e adequado às especificidades da região amazônica.