Programa Escola da Terra realiza II Encontro de Formadores no AM
A Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, da Faculdade de Educação (Faced), promove nos dias 14 e 15 de março o 2º Encontro de Formadores da Educação do Campo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O encontro será realizado no auditório da Faced, setor norte do Campus Universitário, senador Arthur Virgílio Filho, localizado na Avenida General Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, no horário de 8h às 17h.
O evento, que reunirá cerca de 150 pessoas entre professores formadores de escolas dos 43 municípios, gestores, estudantes e representantes de secretarias de educação e de movimentos sociais, tem por finalidade retornar ao processo formativo de professores das escolas multisseriadas de 43 municípios do Amazonas por meio do convênio Ufam, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC) Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão(Secadi), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).
O convênio faz parte do Programa Escola da Terra, que vem sendo desenvolvido pelo MEC, por meio da Secadi, em parceria com as universidades públicas e com as Secretarias de Educação de todo o país. Neste sentido, a Faculdade de Educação da UFAM oferece dois cursos. O primeiro é o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas, que atende aproximadamente dois mil professores. Em seguida vem o Curso de Especialização em Educação do Campo Ênfase em Práticas Pedagógicas, para 100 professores da rede municipal de Manaus, formadores do Programa Escola da Terra e Movimentos Sociais do Campo.
Sobre o II Encontro, a programação terá palestras, diálogos e socializações sobre a Política de Formação Continuada da Educação do Campo e a experiência adquirida com o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo. De acordo com a coordenadora do Curso, professora Arminda Mourão. “A ideia é discutir e consolidar o programa e que o mesmo possa contribuir nos debates, nas reflexões e nos rumos das ações e políticas da Educação do Campo no Estado do Amazonas”.
Já a coordenadora do Encontro, professora Heloisa da Silva Borges, destaca que o evento marca o início das atividades do calendário de 2016, com turmas previstas para abril e maio. Após uma pausa de dois meses, ele volta em agosto e vai até dezembro. “Em 2015 o programa levou formação a professores de 18 municípios do Amazonas. Este ano estamos ampliando os convênios com a adesão de 25 novos municípios, totalizando 43 no Estado”, destaca.
Em maio, o Programa também oferecerá um curso de pós-graduação (especialização), destinado aos professores formadores (integrantes do projeto Escola da Terra), voltado para a educação do Campo. “Estamos em processo de aprendizagem e construção do programa de aperfeiçoamento de professores com a vivência e experiência de campo e estudos acadêmicos (teórico). Daí a relevância destas ações para concretizar o programa no Amazonas, sobretudo levando-se em conta que boa parte das escolas rurais do Amazonas ainda funciona o sistema multisseriado (alunos de quatro séries do ensino fundamental na mesma sala de aula)”, ressalta.
Informações nos telefones: (92) 98405-6273 / 99985-4901. Confira a programação completa em anexo.