Navi/ Ufam exibe na quinta-feira (10) documentários sobre indígenas e salesianos no Rio Negro
Como parte da programação de documentários do mês de março da Mostra `Cruzando Olhares´, o Núcleo de Antropologia Visual da Ufam exibe nesta quinta-feira (10) dois documentários sobre os povos do Rio Negro e a Missão dos Salesianos: “A civilização indigena do Uaupés” (46 min), do salesiano Alcionilio Brüzzi da Silva, anos 1950, e “Casimiro” (2009, 30 min), dos realizadores Fernanda Bizarria e Erlan Souza (Navi) sobre a figura do pe. salesiano Casimiro Beskta, falecido em 2015.
Os documentários serão exibidos às 14h, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (Ichl), setor norte do Campus da Ufam, senador Arthur Virgílio Filho.
Sobre os documentários
“A Civilização Indigena dos Uaupés” é um registro pelo olhar salesiano do processo educacional dos povos do Rio Negros nos internatos da Missão Salesiana do Rio Negro. Com esse título, o pe. Alcionilio publicou volumoso livro em 1952. Faleceu em 1987.
Já “Casimiro" é um documentário sobre a ação das missões salesianas no Amazonas e sua relação com o processo de colonização dos índios brasileiros. O filme parte da história do Pe. Casimiro Béksta, que atuou desde os anos 50 até década de 70, na Missão Salesiana, no Alto Rio Negro. Além de entrevistas com o personagem principal, o documentário busca os ex-alunos indígenas que participaram dessa história, investigando suas memórias sobre o Pe. Casimiro e sobre a atuação da missão salesiana na região.