Navi/ Ufam exibe na quinta-feira (10) documentários sobre indígenas e salesianos no Rio Negro

Como parte da programação de documentários do mês de março da Mostra `Cruzando Olhares´, o Núcleo de Antropologia Visual da Ufam exibe nesta quinta-feira (10) dois documentários sobre os povos do Rio Negro e a Missão dos Salesianos: “A civilização indigena do Uaupés” (46 min), do salesiano Alcionilio Brüzzi da Silva, anos 1950, e “Casimiro” (2009, 30 min), dos realizadores Fernanda Bizarria e Erlan Souza (Navi) sobre a figura do pe. salesiano Casimiro Beskta, falecido em 2015.

Os documentários serão exibidos às 14h, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (Ichl), setor norte do Campus da Ufam, senador Arthur Virgílio Filho.Pe. Casimiro Béksta em seu gabinete de estudos na Prelazia do Rio Negro, ManausPe. Casimiro Béksta em seu gabinete de estudos na Prelazia do Rio Negro, Manaus

Sobre os documentários

“A Civilização Indigena dos Uaupés” é um registro pelo olhar salesiano do processo educacional dos povos do Rio Negros nos internatos da Missão Salesiana do Rio Negro. Com esse título, o pe. Alcionilio publicou volumoso livro em 1952.  Faleceu em 1987.

Já “Casimiro" é um documentário sobre a ação das missões salesianas no Amazonas e sua relação com o processo de colonização dos índios brasileiros. O filme parte da história do Pe. Casimiro Béksta, que atuou desde os anos 50 até década de 70, na Missão Salesiana, no Alto Rio Negro. Além de entrevistas com o personagem principal, o documentário busca os ex-alunos indígenas que participaram dessa história, investigando suas memórias sobre o Pe. Casimiro e sobre a atuação da missão salesiana na região.