Doutorado em Física inicia atividades em solenidade especial na quinta-feira (3)

A Universidade Federal do Amazonas realiza na manhã de quinta-feira, 3 de março, às 9h, a cerimônia de abertura da primeira turma do curso de Doutorado em Física oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Física (PPGFIS). A solenidade ocorre no auditório José Leitão, no Bloco de Estatística, do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Aprovado pela Capes em dezembro de 2015, o novo curso do PPGFIS irá  consolidar a formação oferecida pelo Programa que já disponibilizava o curso  em nível de mestrado. Com três estudantes aprovados no processo seletivo, o doutorado em Física tem como Áreas de Concentração a Matéria Condensada e física atômica e molecular. Como Linhas de Pesquisa, o PPGFIS – doutorado – terá a Física Experimental - Síntese, Caracterização e Aplicação de Materiais: Smart Materials, Polímeros intrinsecamente condutores e Produtos naturais; e a Física Teórica – Simulação e Modelagem Computacional de materiais e Física da Matéria Condensada.

Após a cerimônia de abertura será realizada a aula inaugural do Programa, que será ministrada pelo professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, (USP SP/SP), Sylvio Canuto, referência em Teoria de Muitos Corpos, Simulação Computacional e Modelagem Molecular, com ênfase no estudo de efeitos de solvente em espectroscopia e reatividade de líquidos moleculares.