Filmes africanos ganham destaque no Cine&Vídeo Tarumã

Na primeira semana de março, o Cine & Vídeo Tarumã propõe uma programação para popularizar o cinema africano. Em parceria com o Departamento de História e o projeto de extensão “Diálogos Africanos: narrativas e experiências”, a programação traz três filmes que evidenciam tipos de sociedades africanas e suas lutas. A semana “O Cinema Africano da Atualidade” integra os filmes Timbuktu, Njinga - Rainha de Angola e Kiruku - Os Homens e As Mulheres.

Segunda-feira, dia 29, haverá a exibição do filme Timbuktu, do diretor Abderrahmane Sissako. Em uma pequena cidade no norte de Mali, controlada por extremistas religiosos, uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas. Ao tirar satisfação sobre o ocorrido, Kidane acaba matando o tal pescador. Tal situação o coloca no alvo da facção religiosa, já que cometera um crime imperdoável.

Na quarta-feira, dia 2, será exibido o filme Njinga - Rainha de Angola, do diretor Sérgio Graciano. O filme narra a trajetória de uma das mais importantes mulheres africanas que marcou a história da Angola. Esta mulher é Njinga, uma guerreira africana, que durante quarenta anos lutou pela independência dos reinos de Ndongo e Matamba ao longo do século 17. Após vários anos de incursões portuguesas para captura de escravos, Njinga conseguiu negociar um tratado de termos iguais, chegando a converter-se ao cristianismo de forma a fortalecer a confiança entre os dois povos. Determinada a proteger os seus, ajudou a reinserir antigos escravos e formou uma economia que não dependia do tráfico de pessoas.

Na sexta-feira, dia 4, o último filme a ser exibido é o Kiriku - Os Homens e As Mulheres, do diretor Michel Ocelot. Kirikou é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de uma certa ingenuidade sobre o mundo. Contado pelo seu do avô, o Homem Sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.