Ufam sedia workshop internacional com pesquisadores brasileiros e britânicos

Doutores formados no período de 2006 a 2015, do Reino Unido ou do Brasil, podem se inscrever.Doutores formados no período de 2006 a 2015, do Reino Unido ou do Brasil, podem se inscrever.A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através dos Programas de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) e Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA), e SWANSEA University do Reino Unido, sedia entre os dias 20 e 24 de junho, o Workshop “Supporting Sustainable Ecosystems for Poverty Alleviation in the Amazon”, com os apoios da British Council e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento integrante do programa Researcher Links Workshops que conta com recursos do Newton Fund.

O workshop interdisciplinar tem como propósito fornecer novos insights, abordagens e métodos para a compreensão das ligações entre os mecanismos e os efeitos das mudanças nos ecossistemas para a redução da pobreza e no auxilio a organização das comunidades na Amazônia brasileira.  O Workshop será coordenado pelas professoras Elenise Scherer, Tatiana Schor e Lucilene Melo e do lado britânico pelo professor Sergei Shubin do Reino Unido.

Participam os Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia – PPGSS e Programa de Pós-Graduação em Geografia, além de pesquisadores de várias Universidades britânicas, entre as quais: Edinburgh University, Exeter University, University Nottingham, University of York, University of Oxford, University of Brigton, entre outras. E do lado brasileiro-amazonense estarão presente professores e pesquisadores da UFAM, Fiocruz, UEA, Universidade Federal de Rondônia, Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro.

Podem se inscrever somente doutores formados no período de 2006 a 2015, do Reino Unido ou do Brasil, por meio de formulário de aplicação. Todas as despesas de viagem e alojamento serão cobertas pelo programa Researcher Links.

O prazo máximo para preenchimento e envio do formulário é até o dia 20 de março de 2016, através do link http://britishcouncilbrasil.nfrl-shubin.sgizmo.com/s3/.

O evento será realizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Auditório Rio Negro, setor norte do Campus, e no Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Ufam, setor sul.

Sobre o Newton Fund

É uma iniciativa do governo britânico que visa a promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e tecnologia. O fundo de 375 milhões de libras esterlinas atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação nos países parceiros, colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento e a transferência de conhecimento para criação de soluções colaborativas para os desafios de desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de inovação.

Sobre o British Council

É uma organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.