Programação do Cine & Vídeo Tarumã exibe filmes indicados ao Oscar 2016

O Cine & Vídeo Tarumã apresenta, na próxima semana (22, 24 e 26) , uma seleção de filmes em destaque na premiação do Oscar. A cerimônia da entrega de prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos é um dos eventos mais prestigiados pelo público em reconhecimento a excelência de profissionais da Indústria Cinematográfica. Para fazer um aquecimento da premiação, que acontece no dia 28 de fevereiro, foram selecionados os filmes Theeb - O Lobo do Deserto, O Quarto de Jack e Cinco Graças.

No dia 22, na segunda-feira, o filme que abre a programação é o Theeb - O Lobo do Deserto, do diretor Naji Abu Nowar. O jovem Theeb inicia uma perigosa jornada junto a tribo beduína que vaga pelo deserto da Província de Hejaz, localizado no Império Otomano. O menino passa seus dias brincando com o irmão mais velho Hussein. A vida dos viajantes muda com a chegada de Max e Marji, um oficial do exército britânico e seu guia. Eles pedem o auxílio do grupo para localizarem um poço romano que se encontra em um perigoso território de caça. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Na quarta-feira, dia 24, é a vez do filme O Quarto de Jack, do diretor Lenny Abrahamson. Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê à hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade. Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.

Dia 26, sexta-feira, será exibido o filme Cinco Graças, da diretora Deniz Gamze Ergüven. No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas 4 irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.