PIBID de Filosofia realiza evento nesta sexta, 19.

A coordenação do PIBID-Subprojeto de Filosofia 2016, do Departamento de Filosofia da Ufam, promove na sexta-feira, dia 19, às 14h, no auditório Rio Negro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no setor Norte do campus da Ufam, o l Encontro PIBID de Filosofia. O tema do evento “A experiência da formação na Escola” tem como objetivo expor a importância do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência, no âmbito institucional e, de forma específica, no curso de licenciatura em Filosofia, relato e reflexão sobre a experiência de formação dos discentes em uma escola pública de ensino médio.

A programação contará com relatos de experiências dos bolsistas do Programa, compreendendo o período de 2014-2015; mesa de diálogo com professores e pedagogos da Escola Ruy Araújo, discutindo a importância da experiência de formação compartilhada entre instituições públicas: Ufam-Rede Estadual de Ensino (Ensino Médio); mesa de diálogo com professores da Ufam, discutindo a importância do ensino de Filosofia, os impactos do PIBID na licenciatura e os novos desafios gerados pelo Programa.

O PIBID Subprojeto Filosofia iniciou suas atividades em março de 2014, na Escola Estadual Ruy Araújo. Possui 12 bolsas de Iniciação à Docência, mas no momento conta com sete. O Coordenador de área do Subprojeto de Filosofia é o professor Deodato Ferreira da Costa, do Departamento de Filosofia da Ufam. 

Os bolsistas Caroline Neves, Cristiane Gato, Jaqueline Ribeiro, Larissa Alencar, Maria Valmiza, Rodrigo Sales e Sarah Soares relatam suas experiências no ensino de Filosofia na Escola Estadual Ruy Araújo no evento na sexta-feira, 19. 

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

O PIBID é um Programa que concede bolsas a estudantes de licenciatura de Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino, para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Modalidades de bolsa

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:

Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. Valor: R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Supervisão – para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. Valor: R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Valor: R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).

Coordenação de área de gestão de processos educacionais – para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto na IES. Valor: R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).

Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

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