Embaixador francês profere palestra e discute iniciativa de mobilidade

Embaixador Laurent BiliEmbaixador Laurent Bili

O embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, profere palestra na Universidade Federal do Amazonas, no dia 26, no auditório da Faculdade de Direito, às 9h. A visita é uma iniciativa de gerar oportunidades de mobilidade internacional para a comunidade acadêmica com o objetivo de estreitar a parceria entre a França e a Ufam. O tema da palestra é “Oportunidades de Cooperação Acadêmica e Científica na França".

Após a palestra o embaixador reúne-se com assessores da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), com os coordenadores dos programas de pós-graduação da Ufam, com o Adido cultural da embaixada e demais representantes de instituições de pesquisa da França baseadas no Brasil (IRD, CIRAD, etc.). Serão discutidas as principais linhas de ação para intensificar a participação da Universidade nos programas de cooperação existentes entre Brasil e França e buscar novas possibilidades.

Sobre a parceria França/Ufam

A França é um dos países europeus com o qual a Ufam tem assinado o maior número de acordos e atividades de cooperação técnica, acadêmica e científica. Tais atividades são motivadas por meio de iniciativas do corpo docente que as registra oficialmente junto à ARII.

Destas iniciativas participam professores e alunos que elevam o nível das atividades acadêmicas e colocam o nome da Ufam no cenário científico internacional como importante centro de referência para realização de estudos sobre e na Amazônia. Isto aumenta a percepção positiva do MEC em relação à Ufam, o que contribui para melhorar as perspectivas gerais de avaliação dos programas e dos cursos da Universidade.

Há mais de dez anos a França mantém acordos de cooperação com a Ufam para promoção de desenvolvimento de projetos acadêmicos, culturais, científicos e intercâmbio de professores e alunos.

Atualmente os acordos de cooperação vigentes com a França são com as seguintes instituições: L'Université Lumière-Lyon 2, L’ Institute de Recherche Pour Le Developpement, Ecole Nationale D’Ingenieurs de Tarbes (ENIT), Agrocampus Ouest, Université Paris Est Marne La Vallée (UPEMLV), Universidade Paris Diderot, École Nationale Supérieure de Chimie de Lille e École Nationale D’Ingénieurs de Metz (ENIM).