Dissertação aborda o uso de sensores inteligentes que reconhecem o comportamento humano

Os resultados da pesquisa de mestrado cujo tema é “Reconhecimento de Atividades e Comportamentos Humanos utilizando sensores e sinais honestos no contexto da Educação Digital” serão apresentados no dia 19 de fevereiro, às 9h, na Sala de Seminários do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam).

Na sessão de defesa pública, o mestrando Gabriel de Souza Leitão apresentará o resultado de um trabalho sobre a criação de ambientes de educação digital usando sensores, computadores vestíveis (wearables, em inglês) e a “Internet das Coisas” com foco no reconhecimento de atividades e comportamentos humanos.

A Computação Ubíqua é um dos conceitos que o pesquisador utiliza, e está associado ao de Inteligência Ambiental. A partir de estudos com esse enfoque, são criadas, por exemplo, salas de aula inteligentes. O enfoque desta pesquisa é diferenciado, conforme o mestrando, pois aborda o reconhecimento de atividades e comportamentos humanos.

“Em geral, as pesquisas existentes utilizam características como movimentação do estudante e ruído de áudio, obtidas através de acelerômetros e microfones, para detectar o interesse do estudante em uma apresentação do professor em sala de aula ou inferir a qualidade da aula [...] Esta dissertação propõe utilizar características de movimentação física de estudantes obtidas por meio de sensores inerciais para reconhecer atividades humanas como: (a) em pé; (b) sentado; (c) pulando; (d) andando; (e) correndo, com o propósito de identificar o comportamento do estudante que, nesta pesquisa, é definido como (a) tranquilo ou (b) agitado”, explica no resumo do trabalho.

A dissertação será examinada por uma banca composta pelos professores Raimundo da Silva Barreto, que é presidente e orientador; Marco Antônio Pinheiro de Cristo; e Elaine Harada Teixeira de Oliveira. Todos eles são membros do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI).